segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pesquisa do Perfil do Profissional de Relações Públicas



O CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas) iniciou em março de 2009 a 1ª Etapa da Pesquisa do Perfil do Profissional de Relações Públicas e o recadastramento dos dados dos profissionais.

O objetivo da 1ª Etapa era analisar e identificar o perfil do profissional de Relações Públicas no Brasil, mediante levantamento e diagnóstico da situação existente.

Nesta etapa inicial o público-alvo eram os profissionais e estudantes de Relações Públicas que fazem parte do mailing do site do Sistema CONFERP (aqueles que se cadastram para receber informações).

Esta pesquisa, além de traçar o perfil do profissional de Relações Públicas, está sendo utilizada como ferramenta para atualização dos dados dos profissionais registrados nos Conselhos Regionais de todo o país.

A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário de auto-preenchimento, via Internet.

O questionário foi enviado a 9.703 destinatários de e-mails e foi disponibilizado link no site do CONFERP. 1492 profissionais responderam ao questionário entre os dias 12 de março a 25 de maio de 2009.



Uma parcial da 1ª etapa da pesquisa revelou que no Brasil:




 - 20% dos Relações Públicas eram homens e 80% mulheres


 - 59% dos profissionais tinham entre 20 e 35 anos


 - A maior parte dos profissionais entrevistados estavam registrados nos estados de MG, BA e ES (24%)


 - 44 % concluíram cursos de especialização

 - 80% dos entrevistados estavam ativos no mercado

 - 50% atuavam no setor privado e apenas 4% no terceiro setor


Veja na íntegra a parcial da 1ª etapa da pesquisa no endereço:
Em 2010 teve início uma nova gestão no CONFERP e por enquanto, na página do conselho não há nenhum relatório final sobre a pesquisa ou informações sobre a continuação da mesma.

0 comentários:

Postar um comentário